Custos variáveis, despesas fixas e despesas comerciais

entenda como eles funcionam

Custos em seu “Pet Shop”, quando começar a funcionar, você terá ainda três famílias de gastos: custo variável, despesas fixas e despesas comerciais. Embora nas pesquisas e estudos que fará para entender e dominar completamente este assunto, você vai se deparar com outras expressões como “custo direto” ou “custo indireto”, “custo fixo” etc. Mas para uma adequada avaliação e gestão do negócio, basta a estruturação em custos variáveis e despesas fixas, além das despesas comerciais

home-1183150_1920

Os “Custos Variáveis” são gastos que ocorrerão em função da prestação dos serviços da Pet Shop ou da aquisição de algum produto para comercialização aos clientes e você conseguirá (tem que conseguir), nesta fase de “Plano de Negócio”, estimar o valor do custo variável para cada serviço ou produto. E quando a empresa estiver funcionando você conseguirá apurar estes custos também por serviço ou produto. Ex.: custo dos produtos que comercializar, pagamento de profissionais especializados.

Já as “Despesas Fixas” são todos os gastos que a Pet Shop terá em sua operação, não relacionados diretamente a nenhum produto ou serviço. Inclui aluguel, gastos com manutenção, custo da administração (como salários, materiais de consumo, luz, água, telefone etc.).

As “Despesas Comerciais” são os gastos que ocorrerão todas as vezes que sua Pet Shop obtiver mais clientes. Portanto, são despesas que variam conforme o volume de vendas e o volume de clientes. Normalmente, são os impostos, as contribuições e a comissão dos vendedores. Mas, podem ocorrer outras despesas como taxa de administração de cartão de crédito (se receber pagamentos com cartão), a CPMF para valores recebidos em crédito na conta corrente entre outros.

 
Desenvolvido por GorillaCo.